2 de outubro de 2016

SEPTEMBER THEME: FAIRY TALES

Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: FAIRY TALES.

As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas.

Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos:

MYSTERY BOX:


Na primeira aula utilizamos a "mystery box" para introduzir o novo tema (como fazemos sempre. Inclusive alguns alunos já sabem que se tem "mystery box" é porque vamos começar um novo tema).





Desta vez, além da "mystery box" resolvemos fazer algo diferente. Achamos que seria divertido receber os alunos (nesta primeira semana) fantasiadas. Cada uma de nós usou uma fantasia diferente e os alunos acharam bem estranho. Assim que entravam perguntavam porque estávamos fantasiadas. Perguntavam se já era o Halloween... E dizíamos que não, não era Halloween e que estávamos usando aquela roupa pq deu vontade. haha (engraçado como eles podem "out of the blue", sem motivo algum usar fantasia, mas nós, adultos, não podemos...).

No nosso "circle time" tivemos a "mystery box" e após verem tudo o que tinha dentro da caixa, alguns conseguiram descobrir que nosso tema seria "fairy tales".

Até o fim da aula muitos já tinham entendido então porque estávamos vestidas daquela maneira...rs

Foi muito divertido!!








STORIES & SONGS:










JACK AND THE BEANSTALK



LITTLE RED RIDDING HOOD



LITTLE RED RIDDING HOOD


LITTLE RED RIDDING HOOD - FIXED FAIRY TALES





JACK AND THE BEANSTALK


JACK AND THE BEANSTALK



THREE LITTLE PIGS


GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS


GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS



THE PRINCESS AND THE PEA



THE PRINCESS AND THE PEA - FIXED FAIRY TALES



THREE LITTLE PIGS (SHADOW STORY)


COOKING CLASS - GINGERBREAD MAN:




Já fizemos esta receita diversas vezes por aqui. É sempre um sucesso!! Super fácil de fazer e fica uma delícia!! 

Costumamos contar a história primeiro e depois preparar os "cookies". Aproveitamos para jogar o divertido jogo da Orchard Toys: "Run, run, as fast as you can!" - enquanto os biscoitos estão assando...

Se você tiver tempo, pode preparar um glacê com corante comestível, colocar em um saco de confeitar e decorar o seu Gingerbread Man (espere até que ele esfrie completamente). Caso não tenha tempo ou com crianças muito pequenas outra alternativa é apenas colocar algumas gotas de chocolate para fazer os botões e vale usar um palito de dente para desenhar o rosto no seu Gingerbread Man. 

Esta atividade foi realizada com todas as nossas turmas. Além de comer o Gingebread aqui durante o lanche, todos puderam levar um saquinho para casa com alguns... A idéia era dividir com a família mas sabemos quem todos aguentaram e comeram antes que a mamãe, papai, irmãos, pudessem experimentar...rs

Se isso aconteceu com vc, não se preocupe. Basta preparar a receita em casa. Com certeza seu filho irá adorar fazer de novo!!















































Estamos finalizando a montagem com as fotos das outras turmas. Em breve estarão disponíveis aqui.


GAMES:

Once upon a time Bingo (eeBoo)

Este jogo contem 6 cartelas de bingo com imagens dos contos de fada. As imagens não se repetem. Portanto, a criança deve colocar a própria carta sobre a imagem correspondente em sua cartela. O primeiro a completar a cartela deve gritar BINGO!

Podemos jogar de duas maneiras: Uma pessoa mistura todas as cartas (viradas para baixo) e pega uma de cada vez e diz em voz alta o que é. Quem tiver a imagem coloca a carta em seu tabuleiro - Ou então, espalhamos todas as cartas na mesa (viradas para baixo), como se fosse um jogo da memória. Um de cada vez escolhe uma carta para virar. Se a carta virada tiver a mesma imagem do tabuleiro a criança pega a carta. Caso contrário, devolve a carta na mesa e é a vez do próximo.




Three little pigs (Orchard Toys)

É um jogo de trilha.  Assim como na história, os porquinhos tem que construir 3 casas utilizando: straw, sticks and bricks. Mas às vezes o "big bad wolf" pode aparecer e derrubar a casa dos porquinhos. Foi bem divertido pq envolve "role playing". A criança que, ao andar no tabuleiro com seus porquinhos, parar sobre a casa que tem a imagem do lobo pode fazer o papel de lobo e assoprar a casa de outro jogador dizendo: "little pig, little pig, let me in". E o outro jogador responde: "No Mr. Wolf, I won't let you in". E então o lobo diz: "So I will huff and puff and blow your house down" e pode assoprar a casa dos porquinhos. O jogador que teve sua casa assoprada perde uma parte dela. O primeiro a construir as 3 casas é o vencedor.


Camelot Jr (Smart Games)

É um jogo de lógica.  O jogo vem com peças de madeira e um livro de desafios.
Pode ser jogado individualmente mas aqui jogamos em grupo. Um de cada vez resolve um desafio e passa para o próximo.

A criança deve montar o "castelo" de acordo com a imagem no livro. É preciso posicionar o cavaleiro e a princesa no mesmo local indicado pela figura do livro. Depois, o jogador recebe outras peças para complementar e deve montar o seu "castelo" fazendo com que o cavaleiro e princesa consigam ter um caminho por onde passar e se encontrar.


Sleepy Princess (Haba)

Este jogo foi feito inspirado na história The Princess and the Pea. Ele vem com uma princesa (de madeira), um mini tabuleiro, um dado, uma ervilha, uma cama e diversos colchões, travesseiros e cobertores. É um jogo cooperativo. Todos juntos devem conseguir empilhar e equilibrar todos os colchões, travesseiros e cobertores sobre a ervilha que está na cama sem deixar a pilha cair.  A princesa anda pelo tabuleiro e cada imagem no tabuleiro corresponde a uma ação (tirar uma peça da pilha ou então colocar uma peça específica). Não é nada fácil...


Fairytale Spinner Game (eeBoo)

Neste jogo cada um deve montar um cenário de uma história com diversos elementos: "hero, rival, transportation, magical object, magical helper and treasure". o jogador gira a roleta e pode pegar o tem correspondente para colocar no seu cenário. O primeiro a conseguir um item de cada categoria é o vencedor. Podemos continuar o jogo fazendo com que cada um crie a sua própria história com aqueles elementos.

Three little piggies (Smart Games)
Outro jogo de lógica. Este jogo vem com pequeno livro de história e tb com um livro de desafios. Foi feito para jogar individualmente mas aqui jogamos em grupo. Cada um resolve um desafio e passa para o próximo. Aquele que precisar de ajuda pode pedir para um amigo ajudar...

O livro de desafios é dividido em duas partes 
1. Day: onde utilizamos apenas as casas e os porquinhos - é preciso começar posicionando os porquinhos no mesmo local indicado no livro. Então, é preciso colocar as 3 casas no tabuleiro fazendo com que os porquinhos fiquem fora das casas.
2. Night: utilizamos os porquinhos e o lobo - é preciso começar posicionando os porquinhos e o lobo no mesmo local indicado no livro. E então a criança deve colocar todas as casas no tabuleiro fazendo com que os porquinhos fiquem dentro das casas (cada um dentro de uma) e o lobo fique para fora. Nossos alunos amam este jogo!!


Castle Logix (Smart Games)

Mais um jogo de lógica. Também vem com um livro de desafios e peças de madeira. O objetivo é montar um castelo igual do livro. Apesar de ter sido feito para jogar individualmente, aqui jogamos em grupo. Um de cada vez resolve um desafio e então o próximo jogador resolverá o desafio seguinte.




Run, run, as fast as you can! (Orchard Toys)

Jogo de trilha. Ao longo dos anos fomos alterando um pouco as regras. Cada criança ou dupla irá movimentar um "gingerbread man" pelo tabuleiro. O objetivo é fazer com que ele chegue até a "gingerbread house" sem ser devorado pelo "baker, horse or cow". A professora ou outro jogador irá movimentar os 3 personagens que querem comer o "gingerbread man". 

Cada criança (ou dupla) recebe, além do "gingerbread" que irá movimentar pelo tabuleiro, um outro que é um quebra-cabeça composto por 4 partes que deve ficar montado na mesa à sua frente. Quando um dos personagens (baker, horse, cow) parar sobre a mesma casa em que um "gingerbread" está, significa que ele foi mordido e irá perder um pedaço de seu quebra-cabeça. Para recuperar o pedaço comido é preciso parar sobre a imagem de uma tigela com massa de biscoito.

Perto do fim cada "gingerbread man" terá ainda que atravessar um rio para chegar até a "gingerbread house". Nesta parte é preciso girar uma roleta para assim tentar escapar da raposa que também quer comer o biscoito. 




BEANSTALK:

Fizemos esta atividades com algumas turmas. Após ouvirem a história "Jack and the Beanstalk", resolvemos plantar feijões no algodão. Muitas crianças já fizeram essa experiência. Mesmo assim achamos válido fazer pela ligação com a história. Decoramos o copo plástico com um castelo de papel (o castelo do gigante) preso a um palito e colamos algodão para representar as nuvens). Será que o pé de feijão irá crescer até chegar ao castelo?

Explicamos aos alunos que em alguns dias o pé de feijão começaria a crescer. Explicamos que é importante verificar sempre se é preciso colocar mais água (basta tocar no algodão e verificar se está úmido). Além de água o pé de feijão tb precisa de luz do sol para crescer. O pé de feijão cresce e sobrevive por um tempo no algodão. Porém depois acaba morrendo se não for plantado em um vaso com terra (ou no jardim, horta), já que o algodão não possui todos os nutrientes que ele precisa para continuar crescendo. 

Por isso, fizemos um convite aos alunos: aqueles que quiserem, podem trazer o seu pé de feijão de volta para plantarmos aqui na nossa horta. Caso não queira, pode plantar no seu jardim ou em um vaso. 



FAIRY DOUGH:

Preparamos uma massinha diferente... Feita com condicionador de cabelo e maizena. Fica super macia!
Adicionamos um pouco de corante rosa (opcional), glitter, estrelinhas... E depois deixamos na mesa outras coisas para que as crianças brincassem (palitos, flores de E.V.A., lantejoulas e .miçangas de estrela).

Ingredients:
- 1 cup hair conditioner
- 2.5 cups cornstarch
- food coloring (optional)
(just mix all ingredientes in a mixing bowl. Add more hair conditioner if it's to dry or more cornstarch if it's too sticky).

Ingredientes:
- 1 xícara condicionador
- 2.5 xícaras maizena
- corante (opcional)
(Misture tudo em uma tigela. Adicione mais condicionador se estiver muito seca ou mais mizen se estiver muito grudenta). 




PUPPETS:


Gingerbread man - paper puppet

Imprimimos a imagem abaixo em um papel com gramatura 180g (ou então você pode imprimir no papel sulfite comum e depois colocar em uma cartolina - clique aqui para fazer download do PDF). A criança pode apenas colorir ou pode tambó;em fazer colagem. Aqui, além de colorir nossos alunos tb usaram lantejoulas e purpurina para enfeitar o seu "puppet". 
Depois colamos um palito de sorvete atrás e pronto!!


Little Red Riding Hood - finger puppet

Achamos a idéia muito legal e amamos esta ilustração (Disponível para download no www.krokotak.com).
Imprimimos a imagem em um papel com gramatura 180g (ou vc pode imprimir em papel sulfite e depois colar em uma cartolina). 
Adoramos a camisola, óculos e touca para colocar no lobo!




Finger puppets from: krokotak.com










FAIRY TALE OBSTACLE COURSE:

Pensamos em fazer um circuito de obstáculos que estivesse relacionado com algumas histórias. 
Escolhemos 5 histórias e montamos o circuito. Utilizamos caixas, bambolês, almofadas, algumas peças do "Fort Magic" e a linda "escadim" da Cuchi.

O circuito montado era uma espécie de jogo de tabuleiro com começo e fim. As crianças só podiam passar para o próximo obstáculo após concluir o "desafio" anterior.

Com algumas turmas jogamos em "duplas". Alguns quiseram inclusive fazer uma espécie de competição e então utilizamos um cronometro para ver qual dupla terminava mais rápido.

Começava com: 
1. Empilhar almofadas sobre uma bola (almofadas = colchões e bola = ervilha)  - História: Princess and the Pea.
2. Girar a roleta. Se a seta parasse na imagem de água as crianças podiam atravessar o rio pulando dentro dos bambolês. Se a seta parasse sobre a imagem da raposa não podiam pular e tinham que girar de novo. História: The Gingerbread Man.
3. Pegar frutas e colocar na cesta para levar para a vovó. Passar pela ponte (caixas = ponte) no meio da floresta sem cair e sem derrubar a cesta.  História: Little Red Riding Hood.
4. Montar uma casa com as peças do "Fort Magic". História: Three little Pigs.
5. Subir na escadinha e pegar moedas de ouro penduradas na árvore (escadinha = pé de feijão). História: Jack and the Beanstalk.











SNACK:

Na nossa última semana de aula do mês de Setembro, a querida Fabi da Snack in the Bag preparou um lanche muito gostoso (e saudável, lógico!) para nossos alunos. Além das frutas e suco, eles tb comeram deliciosas panquecas no palito (a de estrela rosa era uma "magic wand" e a outra era verde e no formato de um pé, representando o "giant's foot"). Ela utilizou corante natural (beterraba e espinafre). Tivemos tb uma versão sem lactose, feita com leite de amêndoa. Na mesa colocamos potinhos com "honey, cream cheese and jam" e cada um podia pegar o que queria para colocar na sua panqueca. Fez o maior sucesso!!!







SalvarSalvar
SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Nenhum comentário:

Postar um comentário