4 de setembro de 2016

AUGUST THEME: FOOD & NUTRITION

Mês passado planejamos diversas atividades e jogos relacionados com o nosso tema: FOOD & NUTRITION.

As atividades foram planejadas sempre levando em conta a faixa etária de cada turma. Nem todas as atividades descritas a seguir foram feitas com todas as turmas.

Abaixo vcs podem ver um pouco do que tivemos:

SONGS:


CALYPSO CARROTS


ROCKIN' RADISHES


BREAKIN' BRUSSELS SPROUTS


TANGO TURNIPS


SQUARE DANCIN' SQUASH

APPLES AND BANANAS


DO YOU LIKE BROCCOLI ICE CREAM?


DO YOU LIKE LASAGNA MILKSHAKE?


DO YOU LIKE PICKLE PUDDING?


DO YOU LIKE SPAGHETTI YOGURT?


STORIES:


















BLIND FOOD TASTING:

Para apresentar o tema aos alunos, nossa primeira atividade, realizada na primeira aula (com todas nossas turmas) foi "Blind Food Tasting".

Escolhemos alguns alimentos (carrots, corn, pineapple, starfruit, peas and potato) e explicamos às crianças que iríamos fazer uma brincadeira em que, de olhos fechados, elas iriam experimentar algo e tentar adivinhar o que era. Deixamos que todos vissem o que teríamos e aproveitamos para perguntar: "do you like carrots?; "do you like peas?"... Crianças que estavam muito resistentes e não queriam participar, deixamos que escolhessem alguns alimentos (que não gostavam) para ficar de fora do sorteio.

Um de cada vez escolhia um número de 1 a 6 (cada número estava associado à um dos alimentos mas os alunos não sabiam qual), colocava a venda nos olhos e abria a boca para experimentar algo. 
Foi uma atividade muito legal!! Depois que cada um já tinha ido uma vez, deixamos que brincassem agora de olhos abertos, escolhendo o que queriam experimentar. Tivemos muitos que resolveram experimentar de novo algo que diziam não gostar e outros que quiseram experimentar algo pela primeira vez.

Foi um sucesso!!


COOKING CLASS: SOUP

Todas as nossas turmas tiveram esta atividade. 
Realizamos a leitura do livro "Stone Soup", "Soup Day" e tb "Growing Vegetable Soup". Após leitura das histórias, uma receita foi escolhida para preparar na aula seguinte e cada aluno trouxe um ingrediente para a nossa sopa.

Com algumas turmas preparamos a receita de "Stone Soup" e com outras turmas fizemos "Snowy Day Vegetable Soup" (receita disponível no livro "Soup Day" mas que em breve estará disponível aqui no blog).

Todos os detalhes desta atividade (fotos e receita) estão disponíveis neste post (clique aqui).

Ficamos muito contentes com o sucesso desta "cooking class". Tivemos um enorme número de alunos que de acordo com os pais não gostam de sopa, ou que não comem legumes mas que experimentaram a sopa que fizeram e amaram! Repetiram!! 










MARKET PRETEND PLAY:


Montamos um "Super Market", ou melhor, um "Mini Market"(haha) para que nossos alunos pudessem brincar e desempenhar diferentes papéis. Clique aqui para ler  post com detalhes sobre esta atividade (e mais fotos!)







GAMES:


Shopping List (Orchard Toys)

Este jogo é uma mistura de BINGO com jogo da memória. Cada jogador recebe um "shopping cart" e uma "shopping list". Todas as cartas ficam espalhadas na mesa (viradas para baixo). Um de cada vez vira uma carta e caso seja algo que está na sua "shopping list", este item deve ser colocado no seu "shopping cart". Caso seja algo da "shopping list" de outro jogador, a carta deve ser devolvida na mesa (virada para baixo) e passa-se a vez para o próximo jogador. O primeiro a completar o seu carrinho com 8 itens é o vencedor.




Avalanche Fruit Stand (Learning Resources):

Neste jogo 5 tipos de frutas (strawberry, grape, apple, banana, orange) são empilhadas em uma "fruit stand". Um de cada vez deve girar a roleta e pegar a fruta de acordo com a cor correspondente. Porém é preciso utilizar uma pinça para pegar a fruta e ter muito cuidado para não causar uma avalanche. Nossos alunos adoram!!



Green Market (Eeboo):

Cada jogador (ou então cada dupla, como jogamos aqui) recebe uma cartela. Cada cartela representa uma "farm stand" com diversos produtos: "fruit, vegetables, flowers, dairy, eggs, baked goods and farmer". No início do jogo todas as cartelas estão vazias. É preciso girar a roleta para pegar cada um dos itens. O primeiro a completar a sua cartela é o vencedor!



Sandwich Stacking Games (Melissa and Doug):

Este jogo vem com um livro que ensina diferentes maneiras para brincar. E vale inclusive improvisar e inventar o seu próprio jogo.
Este jogo é novo por aqui e resolvemos começar com um formato simples: espalhamos tudo pela mesa, e uma criança de cada vez colocava as luvas de pão e recebia uma carta. Devia então montar o seu sanduíche colocando os ingredientes na mesma ordem em que estavam na carta recebida. Depois, dificultamos um pouco e cada criança recebia uma carta e deveria memorizar os ingredientes. Na sua vez não podiam olhar a carta ao montar o seu sanduíche. Com algumas turmas tb montamos duas equipes e fizemos uma competição para ver quem montava o sanduíche corretamente mais rápido.



The Very Hungry Caterpillar - Memory Game & BINGO

A "Caterpillar" é muito querida aqui por todos os nossos alunos. Por isso resolvemos criar dois jogos: memória (Clique aqui para imprimir o seu) e Bingo  (Clique aqui para imprimir o seu).






The Very Hungry Caterpillar - Board Game:

Neste jogo, cada jogador deve movimentar a sua "caterpillar" pelo tabuleiro para que ela possa comer, fazer seu casulo e se tornar uma linda borboleta.




Crazy Chefs (Orchard Toys):

Cada jogador recebe uma cartela. Cada cartela tem uma receita e mostra os ingredientes necessários para realiza-la. Todas as cartas ficam espalhadas na mesa (viradas para baixo)  e um de cada vez deve virar uma carta. Caso aquela carta corresponda a um dos ingredientes da sua cartela, esta carta deve ser colocada sobre a imagem correspondente. Caso seja ingrediente de outra receita, a carta deve ser colocada na mesa (virada para baixo) e passa-se a vez para o próximo jogador. O primeiro a completar sua cartela pode então girar a roleta para pegar um prato e preparar sua comida.

Greedy Gorilla (Orchard Toys): 

Aproveitamos este jogo para falar com  os alunos sobre "healthy food" e "junk food". 
Cada jogador recebe uma cartela que contém apenas "healthy food". Diversas cartas são espalhadas na mesa (viradas para baixo) - nas cartas temos "healthy food" e tb "junk food". O objetivo é completar sua cartela com todas os alimentos correspondentes. Ao pegar uma carta de "junk food", alimentamos ao "Gorilla". O primeiro a completar sua cartela é o vencedor.





ARTS & CRAFTS:

Entregamos a cada aluno um "paper plate" e trouxemos diversos materiais (como: lã, barbante, papéis coloridos, feltro, E.V.A., papel crepom...) para que cada aluno criasse seu prato de comida.
Todos se divertiram muito!! Vejam as criações abaixo. Uma de nossas alunas gostou tanto da atividade que na aula seguinte trouxe o que ela criou em casa!!








SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Nenhum comentário:

Postar um comentário